Premiação do ICESP contempla trabalho que utilizou equipamento adquirido pelos LIMs

25 de agosto de 2017

Equipamento CellVizio, que faz parte da área assistencial do ICESP (Foto: Arquivo da Gerência de Projetos).

Equipamento CellVizio faz parte da área assistencial do ICESP (Foto: Arquivo da Área de Gestão de Projetos da Direx-LIM).

Pesquisadores de um dos trabalhos premiados pelo VIII Prêmio Octavio Frias de Oliveira 2017, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), utilizaram em seu estudo um equipamento adquirido pelos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) por meio de financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), em 2011.

O projeto vencedor da categoria Inovação Tecnológica em Oncologia, sob coordenação dos pesquisadores do ICESP, Adriana Vaz Safatle-Ribeiro e Fauze Maluf Filho, avaliou a eficácia da endomicroscopia confocal a laser com sonda (probe-based confocal laser endomicroscopy, pCLE) no rastreamento de tumores de esôfago em pessoas com câncer de cabeça e pescoço. A pCLE consiste de uma sonda que pode ser introduzida no canal de trabalho do endoscópio, fornece imagens in vivo (dentro de organismos) de alta resolução a nível celular e identifica lesões tumorais de imediato. Mais detalhes sobre o trabalho premiado podem ser acessados aqui.

Para a realização do estudo, os pesquisadores utilizaram o equipamento CELLVIZIOTM, modelo CS-100-488, que consiste num sistema para microscopia endoscópica para uso clínico e estudo histológico in vivo do trato digestório, respiratório e pâncreas, que permite que os tecidos dentro do corpo sejam visualizados durante todo o procedimento de endoscopia. O equipamento foi adquirido através do projeto “Ampliação da Capacidade de Execução de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Sistema FMUSP/HC” (01.12.0552-00-Ref.0160/12), sob coordenação do Prof. Dr. Fauze Maluf Filho e do Prof. Dr. José Antonio Sanches Junior, um subprojeto do CT infra 2011 (projeto de âmbito nacional que selecionou propostas para apoio de projetos institucionais de implantação de infraestrutura) executado pela FINEP.

O Prêmio Octavio Frias de Oliveira, criado em 2010, é uma iniciativa do ICESP que tem como propósito premiar pesquisas nacionais na prevenção e combate ao câncer. A premiação é anual e contempla as categorias de Personalidade de Destaque em Oncologia; Pesquisa em Oncologia; e Inovação Tecnológica em Oncologia.


Desenvolvido e mantido pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP