Retrospectiva: confira os últimos seminários de 2018

18 de dezembro de 2018

Apresentações mensais sobre os trabalhos realizados pelos LIMs ajudam a divulgar a pesquisa acadêmica

Os Seminários Científicos dos LIMs são realizados todos os meses (com exceção de janeiro e julho) com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da USP as pesquisas que são realizadas em cada um dos 62 laboratórios.

Professor Jorge, palestrante de Outubro (Foto: Arquivo Área de Comunicação Institucional dos LIMs)

Em setembro, o LIM 47 (Laboratório de Hepatologia por Vírus) apresentou seu estudo de mapeamento genético para o estudo da esteatose hepática em pacientes com hepatite C, a cargo das pesquisadoras Fátima Mitiko Tengan e Mariana Cavalheiro Magri. Fruto de um levantamento de pacientes do HC portadores do vírus da hepatite C (HCV), o objetivo do estudo é detectar e avaliar qual a influência genética na esteatose hepática em pacientes com diagnóstico da doença, caracterizada por uma inflamação persistente que pode acarretar desde fibrose e cirrose até câncer de fígado. Leia mais aqui.

O Seminário de Outubro contou com a apresentação do endocrinologista Alexander Jorge, professor na Faculdade de Medicina da USP e pesquisador nos LIMs 42 (Laboratório de Hormônios e Genética Molecular) e 25 (Endocrinologia Celular e Molecular). Sua palestra foi sobre suas pesquisas realizadas através do sequenciamento de exomas, o que o levou a novos diagnósticos em sua prática clínica. Leia mais aqui.

Novembro foi a vez do LIM 15 (Laboratório de Investigação em Neurologia). Os dois professores responsáveis pelo laboratório, José Antonio Livramento e Hélio Rodrigues Gomes, e ainda Carlos Otto Heise, responsável pelo setor de eletromiografia, fizeram as apresentações. Livramento fez uma apresentação geral sobre o LIM 15. Gomes falou sobre a importância do líquido cefalorraquidiano (LCR) para diagnóstico e análise das doenças do sistema nervoso. Por fim, Otto Heise apresentou os estudos feitos a partir do uso de eletroneuromiografia nos casos de plexopatia obstétrica, quando há lesão na estrutura do ombro em decorrência do uso de força no parto. Leia mais aqui.

O último Seminário Científico do ano apresentou alguns trabalhos realizados no LIM 41 (Laboratório de Investigação Médica do Sistema Músculo-Esquelético). O professor Roberto Guarniero, responsável pelo Laboratório, abriu a palestra apresentando o LIM 41 como um todo. O tecnólogo César Augusto Martins Pereira e o ortopedista Luiz Renato Agrizzi de Angeli fizeram as duas outras apresentações. Leia mais aqui.

Os Seminários Científicos são organizados pela Comissão Científica e pela Diretoria Executiva dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs). São realizados sempre na segunda quarta-feira do mês e contam com palestrantes de áreas diversas da pesquisa científica dos LIMs.

Débora Rubin | Comunicação LIMs


Desenvolvido e mantido pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP